Diretoria de Sustentabilidade do CTC apresenta resultados dos ciclos de gestão ambiental

A diretoria de Sustentabilidade do Clube Tiro e Caça (CTC) apresentou os resultados e as perspectivas dos ciclos de gestão ambiental realizados nos últimos três anos na entidade. Os dados foram divulgados em um café da manhã para convidados, no Salão Panorâmico, na quarta-feira (06/06). A data foi escolhida devido às atividades da Semana do Meio Ambiente, que tem como dia central o 05 de junho.

O setor de Sustentabilidade do CTC foi criado em junho de 2015 e, desde então, desenvolve uma série de ações para minimizar os impactos ambientais negativos da rotina da entidade, assim como conscientizar sócios e funcionários sobre a importância da preservação do solo, vegetação, água e outros recursos naturais essenciais para desenvolvimento da fauna e flora.

O CTC busca, por meio dessas atividades, a manutenção da vegetação e a sustentabilidade na geração de resíduos sólidos, uso da água e energia, além de estar de acordo com toda a legislação ambiental vigente.

A diretora de Sustentabilidade do Clube, Diana Blüm Kunzel, lembra que em 2011 foi realizado um levantamento geral da vegetação para avaliar quais plantas integram o espaço e identificar árvores que apresentam algum nível de risco. A partir desse trabalho, foram verificadas 71 espécies – um número expressivo em termos de flora e importante para toda a comunidade. Entre os exemplares, há açoitas cavalo, grápias, ingás, jerivás, ipês, corticeiras, paineiras e figueiras nativas.

Sistema de gestão

O sistema de gestão ambiental estabelece requisitos de gerenciamento de produtos e processos para que a comunidade não sofra com os impactos e também seja beneficiada com o correto tratamento de cada aspecto.

Em 2016, a equipe do CTC participou de um treinamento sobre podas, com o biólogo João Augusto Bagatini, especialista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). No mesmo período, foi realizada uma capacitação sobre resíduos sólidos com a química Laura Sbaraini Freitas e a engenheira ambiental, Luisa Marques de Siqueira. Em 2018, um novo curso abordará o tema de podas e plantios, e será aberto à comunidade.

Ao longo dos últimos três anos, a entidade deixou de produzir quase três toneladas de lixo em função das medidas adotadas para a preservação do meio ambiente. Todo o material coletado e separado pelo CTC foi controlado com estatística quantitativa e qualitativa para melhorar gestão nesse aspecto. As lixeiras distribuídas na área da entidade foram reformadas e identificadas para que os frequentadores também participem do processo, aprendam e possam reproduzir o comportamento em suas casas, colaborando com a preservação ambiental em suas comunidades.

Notícias Recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGENDA
2018 11 15
Deixe seu LIKE
logoRdp
Rua Saldanha Marinho, 15 | Hidráulica - Lajeado/RS | Cep: 95900-000 | Fone: (51) 3726.4980
Segundas a Sextas das 8h30min as 11h30min e das 13h às 17h30min e Sábados das 8h30min as 12h
Todos direitos reservados por CTC Lajeado.