Notícias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, faça sua parte!

Neste sábado (05/06), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 para colocar em pauta temas relacionados à preservação dos recursos naturais. Desde então, diversas ações são realizadas em todo o mundo para discutir os impactos das atividades do homem no meio ambiente.

O Clube Tiro e Caça (CTC) tem um compromisso contínuo com o respeito e a preservação da fauna e flora, além do aprimoramento da gestão ambiental. O setor de Sustentabilidade foi criado justamente para concretizar ações voltadas ao cuidado e preservação e garantir o total cumprimento das licenças ambientais existentes.

Ao longo dos anos, diversos estudos e treinamentos foram realizados para aprofundar o conhecimento dos colaboradores sobre o tema e para garantir que o CTC disponibilize à comunidade um espaço rico, saudável e bonito.

Preservar é da nossa natureza

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa de todos e pode começar dentro de casa. Pequenas atitudes no dia a dia podem colaborar com a manutenção dos recursos naturais disponíveis. Tomar banhos mais curtos para economizar água, reaproveitar água da chuva para lavar pátios e calçadas e até mesmo evitar o desperdício de alimentos são formas de contribuir.

Por isso, a diretora de Sustentabilidade do CTC, Diana Blum Kunzel, separou sugestões de espécies de pequeno porte que podem ser cultivadas em casa, até mesmo em apartamento, para aqueles que gostariam de ter mais verde ao seu redor. Pitangueira, jaboticabeira, araçá, goiaba serrana, guabiju e uvaia são espécies nativas frutíferas que podem ser plantadas diretamente no solo ou em vasos. “A goiaba serrana tem lindas folhas cinzas e flores vermelhas. Todas essas espécies ficam lindas e também são muito importantes para a proteção da nossa fauna.”

Diana ressalta que esse plantio pode ser uma atividade diferente e produtiva para fazer com as crianças. “É interessante para elas observarem os ciclos da floração e frutificação”.

Para aqueles que preferem algo mais simples, uma opção válida é cultivar uma horta em casa. Plantar os temperos favoritos é uma forma de consumir produtos saudáveis e o cultivo ainda pode ser um ótimo passatempo. O manjericão e o tomilho, por exemplo, são fáceis de cuidar e suas flores são muito importantes para a preservação e reprodução das abelhas.

Vasinhos de flores também ajudam a proteger a fauna e a flora, além de deixar os ambientes mais bonitos.

Compartilhe