No outono, vegetação do CTC recebe atenção especial
Mesmo com as atividades abertas ao público suspensas, a manutenção do Clube Tiro e Caça (CTC) segue sendo feita. As equipes são super-reduzidas e trabalham tomando todos os cuidados necessários e conforme as recomendações dos órgãos de sanitários e de saúde pública.
A diretora de Sustentabilidade do CTC, Diana Blum Kunzel, lembra que as árvores são um ativo ambiental muito grande não apenas para o Clube, mas para toda a cidade. Por isso, um dos principais investimentos feitos ao longo dos anos foi justamente em estudos e treinamentos para aprofundar o conhecimento dos colaboradores sobre o assunto.
Com a chegada do outono, o setor de Sustentabilidade volta suas atenções aos cuidados específicos que as plantas das mais variadas espécies exigem nesta época. “Aproveitamos para realizar pequenas podas de levantamento, bem como de galhos secos, sempre observando a melhor técnica que objetiva a saúde da árvores e seu consequente prolongamento de vida útil”, afirma Diana.
O CTC concentra uma ampla área verde no centro de Lajeado e conta com uma vegetação que inclui plantas e árvores de mais de 70 espécies, incluindo as nativas. Os sócios e a comunidade podem contemplar exemplares de grápias, ingás, ipês, corticeiras e paineiras, entre tantos outros.
Segundo Diana, todo o trabalho é direcionado à preservação para que esta reserva de vegetação tão importante esteja sempre disponível. “Também nesta época reiniciamos os plantios compensatórios de árvores nativas, compromissos que cumprimos anualmente relacionados a supressões realizadas por pequenas obras ou reparos realizados no CTC”, complementa a diretora.